domingo, 17 de janeiro de 2010

Paciência


Paciência

Paciência, como faço para desenvolver esta habilidade?
Precisamos de paciência para tudo na vida: crescer, amar, se transformar. Aprender, cultivar, enriquecer, envelhecer... Para tudo é preciso muita paciência, mais ainda para quem não a tem. A impaciência, que parece uma característica típica da adolescência, se mostra na vontade de ser grande, na vontade de que tudo aconteça de uma vez, a necessidade de ter tudo para ontem. Mas depois, vamos amadurecendo e aprendendo que tudo, que a vida, precisa de TEMPO que é o relógio da paciência.
Aprendemos que as flores precisam, além de água, alimento para o corpo e a alma, tempo para que lindas flores nasçam e desabrochem. Aprendemos que crianças precisam de tempo para aprender a falar, até que não parem nunca mais de perguntar. Aprendemos que o amor até pode brotar rápido em nossos corações, mas é preciso tempo para que as diferenças entre as partes o tornem forte como uma árvore sólida. Aprendemos que os erros nos fortalecem e a paciência vira uma virtude. Aprendemos...
Paciência. Me pergunto, em que etapa da vida esqueci de desenvolver essa característica fundamental para a vida do ser humano adulto. O que foi que não fiz, ou que fiz de errado que a paciência ficou pelo caminho? Achei que flores fossem me ajudar, que cultivar orquídeas me ensinassem que é preciso esperar, um ano ou mais, para que elas me brindassem com lindas flores. Que nada!!
Outro dia li que há somente duas coisas que TEMOS que fazer na vida: pagar impostos e morrer. Porém, há aqueles que escolhem não pagar impostos, independente das conseqüências que isso possa resultar. Conclui-se então, que as duas coisas que temos que fazer são: morrer e fazer escolhas, e se você escolheu não fazer escolhas é porque escolheu morrer. Eu escolhi ser paciente em 2010, mas onde está o manual de instruções que explica como se faz isso aos 40? Como se faz para aceitar as pessoas como elas são sem querer mudá-las o tempo todo e todo o tempo? Como se faz para esperar os resultados do que se plantou? Como se faz?? Creio que resta pedir a Deus que interceda por esta alma tão impaciente por um pouco mais de PACIÊNCIA.
P.S. Tive bastante paciência para ver essa linda Catleya florecer em meu apartamento. Devo estar aprendendo alguma coisa. A Marly I foi presente da Tia Marly depois de alguns dias deliciosos em Nova Petrópolis, na Villa Flor. A recebi em flor em março de 2009 e no dia 27 de dezembro ela abriu, ficando em flor até o dia de hoje (17 de janiero). Obrigada Tia, por me presentear todos os anos com a beleza dessa "menina".

5 comentários:

Blog da Márcia disse...

Este foi o comentário que a tia Marly postou mas deu crepe... hehehe:
"Além de super envaidecida por tua habilidade e, com certeza, paciência em lidar com as orquídeas e as pessoas, deixo meu agradecimento pela pessoa linda que és.
Aprendi com uma outra pessoa especial, Robin Galvao, que PACIENCIA significa CIENCIA DA PAZ. Fica mais fácil trabalhar a virtude olhando sob o angulo que ele sugere, nao achas?"

Blog da Márcia disse...

Obrigada pelas sempre sábias palavras, tia.
te amo

Lú disse...

Olha, talvez levem 40 anos pra você aprender a ter paciência mas devo confessar que nesses quase 40 anos, a tua habilidade com as palavras é incrível... Tenho certeza que assim como você já desenvolveu habilidades e características que não tinha antes, com a paciência será da mesma forma...
Te amo! Adoro ler o que tu escreve!!

Marinho disse...

Oi, Chefa! É, realmente a paciência é uma virtude que temos que desenvolver não somente com os outros, mas com nós mesmos... mas a vida vai nos ensinando a ir mais devagar de vez em quando... e eu acredito que essa é a melhor maneira de nos tornermos cada vez melhores com as pessoas e com nós mesmos...
Um Bjão

Mariza disse...

Bom...essa de ter paciência é complicado. Sempre digo que nasci sem ela. Mas no decorrer dos meus 41 acho que já alcançei algumas vitórias.Mas continuo tentando.
Bjs