quinta-feira, 22 de abril de 2010

Auto-Estima



Vários são os motivos que fazem duas pessoas se aproximarem, algumas se aproximam por interesse financeiro, outras se aproximam por interesse sexual, outras por interesse afetivo, outras ainda sem interesse nenhum. A aproximação acontece por interesses diversos em relações diversas, amizade, amor, trabalho... Mas o que define essa aproximação antes do interesse? O que causa esse tal interesse seja ele bom ou ruim?
No momento tenho uma teoria somente para os homens, não sei ainda se ela se aplica às mulheres também e isso merece um estudo de campo, com certeza. Tenho provas contundentes que o que define a aproximação de um homem a uma mulher é a auto-estima. Vocês podem estar perguntando de onde tirei essa teoria e porque diabos estou falando sobre isso. Bem, a razão é sempre a mesma, as experiências pelas quais eu passo e as pessoas que conheço. Eu acredito que a auto-estima define a mulher que será o alvo de conquista de um homem. Explico. Imagine o cara mais lindo da cidade, e ele sabe que é, carrão, bem-sucedido, o sorriso mais encantador do universo, uma bela conta bancária e todas as mulheres do mundo a seus pés. Bem, é claro que este belo exemplar do sexo masculino está com sua auto-estima lá em cima e, é claro também, que ele vai escolher uma mulher a sua altura. A mulher mais encantadora, a mais dedicada, a mais bem-sucedida, a mais-mais.
Agora imagine que este mesmo rapazola não seja tão bem-sucedido assim, mas esteja em vias de, esteja se dedicando para realizar todos os sonhos de consumo. Bem, ele é bonitão e tem isso a seu favor, mas anda de carro mi e a conta bancária está sempre no vermelho, isso se ele não estiver no SPC e SERASA também. Ele também tem uma auto-estima em alta e vai tentar conquistar a mesma mulher-maravilha da situação anterior. Talvez ele não consiga se sair tão bem na sua conquista, mas não vai desistir e se não conseguir a número um no páreo, vai chegar bem pertinho e traçar a segunda colocada. Ele vai conquistar alguém que represente a realização de seus sonhos, o atingimento de suas metas, de preferência alguém que considere “melhor” do que ele próprio, alguém que já esteja a caminho do que ele quer.
E agora imagine o pobre andando de ônibus porque não tem dinheiro para a gasolina, nem tem conta bancária porque não ganha o suficiente para isso, usando roupas made in china e óculos do camelô da esquina, cópias originais. Esse definitivamente vai buscar a mulher que “seja” menos do que ele, que não esteja feliz, que não se sinta bonita, que não goste de si mesma, que tenha um emprego medíocre. Por quê? Porque ter uma mulher dessas significa ser importante para alguém, cuidar de alguém que “precisa” de cuidados (quem disse que as bem-sucedidas não precisam também?) e com isso ir aos poucos elevando sua auto-estima.
Agora imagine que o bonitão cheio da grana e o pobretão do último parágrafo fossem a mesma pessoa em momentos diferentes da vida, ele vai acabar buscando a pessoa que seja o retrato fiel de sua auto-estima naquele momento e a bem-sucedida mulher-maravilha fica a ver navios. Que triste isso, é aquela velha história, um passo para trás para dar dois à frente, será que funciona? Vamos ver as cenas dos próximos capítulos.


Márcia Mallmann 22/04/2010

2 comentários:

Márcia disse...

tá bom... tmb não entendi o meu raciocínio... hahaha

Mariza disse...

Pior...fiquei pensando, e daí?